terça-feira, 11 de julho de 2017

EQUIPE MÉDICA DE SANTO ANTÔNIO DOS LOPES REALIZA PALESTRA PARA GESTANTES DO MUNICÍPIO.



A equipe do Hospital Dr. Zerbini de Santo Antônio dos Lopes realizou na tarde de ontem uma palestra para as gestantes com apoio da secretaria municipal de saúde comandada pelo Dr. Orny Lima. A palestra reuniu 46 gestantes do município acompanhadas pela equipe médica do hospital.

O tema abordado foi os cuidados para com a saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Este presente o Dr. Ronsharllys Santos que falou sobre a importância do Pré Natal Odontológico, esteve presente também a nutricionista Jaine Menezes que falou sobre a importância da alimentação saudável na gestação.

Esteve presente também a enfermeira Suzy Araújo que falou sobre os cuidados para com o mosquito transmissor da Chikungunya o Zika Vírus e a Dengue conhecido como Aedes Aegypti.

Logo após foi distribuído um kit com dois repelentes para cada gestante que se fez presente.

Veja algumas imagens:









QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PRÉ NATAL ODONTOLÓGICO?

O pré-natal odontológico é o momento que o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante para evitar o agravamento de problemas já instalados e para prevenção de outras doenças bucais, visando contribuir para a saúde da gestante e do seu bebê.
O trabalho do dentista é prevenir ou tratar as doenças orais da gestante e esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral. É importante salientar que problemas periodontais em gestantes podem levar ao nascimento de bebê prematuro ou de baixo peso, portanto o ideal é fazer uma avaliação odontológica preventiva antes de engravidar, quando possível.
Nesse período, a mulher se torna mais suscetível a doenças bucais, como a cárie. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais típico desta fase, que modifica a saliva e o pH da boca. Além disso, o problema é que o conjunto: mudança na salivação, dos hábitos alimentares e da higiene formam o cenário perfeito para a cárie. Essa doença também é considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança. Isso porque a cárie pode trazer consigo a dor, que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina e o cortisol, e podem ser prejudiciais ao feto.


QUAL É A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO?

A alimentação equilibrada é um hábito recomendado para toda a vida. Durante a gestação, a responsabilidade quanto à alimentação aumenta, uma vez que implica diretamente no perfeito desenvolvimento do feto. As nutricionistas da Coordenação Técnica de Nutrição do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Daniele Marano, Marcela Knibel e Roseli Costa explicam como o consumo dos alimentos saudáveis durante a gravidez influencia a saúde dos bebês.

A alimentação adequada ao longo do período gestacional exerce papel determinante sobre os desfechos relacionados à mãe e bebê. Contribui para prevenção de uma série de ocorrências negativas, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e pós-parto, garante substrato para o período da lactação, como também favorece o ganho de peso adequado de acordo com o estado nutricional pré-gestacional. Ressalta-se que a inadequação do ganho de peso durante a gestação tem sido apontada como fator de risco tanto para a mãe quanto para a criança, contribuindo para a elevação da prevalência de uma série de problemas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário